ログインA sinfonia improvisada entre o sopro doce da gaitinha prateada e as notas graves do piano enchia o espaço sagrado da luthieria, criando uma bolha de serenidade e proteção contra a vastidão da escuridão lá fora. As notas musicais flutuavam pela penumbra do recinto, ricocheteando suavemente no teto de vigas envelhecidas e ressoando nos tampos de madeira dos violões e violinos pendurados nas paredes. O luar da meia-noite cruzava as vitrines empoeiradas, desenhando rendas prateadas sobre o chão de tábuas e banhando o casal com um brilho suave e distante.
Clara mantinha o instrumento de metal junto aos lábios, controlando a respiração para acompanhar o ritmo cadenciado que Gabriel imprimia às teclas de marfim. O calor de sua pele mantinha a gaitinha aquecida, e a cadência melódica fazia com que o cansaço acumulado em seus músculos começasse a se dissolver. A jaqueta jeans, firme sobre a calça camuflada, oferecia o conforto necessário contra o vento frio da madrugada que se esgueirava pela soleira da porta. Suas botas de couro marrom repousavam imóveis sobre o assoalho, integradas àquela atmosfera de calmaria e devoção. Gabriel mantinha os olhos tom de avelã fixos nas mãos de Clara, guiando a harmonia com uma precisão sensível e profunda. O moletom verde-oliva abraçava seus ombros altos, enquanto a gola da camisa xadrez mantinha o pequeno bóton metálico de disco de vinil virado para a luz da lua, cintilando como uma promessa intacta de humanidade. No seu pé esquerdo, o tênis vermelho de cano alto permanecia firme contra a madeira do chão, o cadarço desamarrado descansando inerte. As veias arroxeadas em seu pescoço acinzentado estavam quase invisíveis, ocultas sob a paz inabalável que a música trazia à sua mente preservada. O drama do apocalipse, com suas perseguições, monstros e homens armados, parecia pertencer a outro tempo ou a outra dimensão. Gabriel baixou as mãos das teclas devagar, deixando o último acorde do piano diminuir gradualmente até se transformar num sopro de ressonância no interior da caixa de madeira. Clara interrompeu o sopro da gaitinha no mesmo instante, guardando o instrumento de metal no bolso interno da jaqueta jeans, perto do coração. O silêncio que se seguiu não era pesado ou ameaçador, mas sim repleto de uma cumplicidade serena. Gabriel virou o corpo de leve no banco de madeira e estendeu a mão pálida de unhas arroxeadas em direção ao rosto de Clara. Seus dedos gélidos tocaram com extrema delicadeza a bochecha quente da garota, num gesto lento e carregado de carinho. Clara fechou os olhos por um segundo, inclinando a cabeça contra a palmada fria dele e cobrindo a mão do garoto com a sua mão quente. Gabriel piscou devagar, a clareza das pupilas avelã atestando a presença da sua alma viva dentro daquele corpo marcado pela tragédia. Ele ofereceu um leve aceno de cabeça, assegurando que, enquanto estivessem juntos naquela cidade silenciosa, nenhum perigo conseguiria apagar a música e a esperança que os mantinham unidos. A penumbra da noite avançava como uma maré calma sobre o interior do salão. A poeira suspensa na luz do luar dançava em espirais lentas, iluminando os contornos das velhas estantes cobertas de breu, goivas de entalhar e potes de verniz ressecado. Cada canto da luthieria parecia guardado por um respeito ancestral, onde o tempo fizera uma pausa prolongada para permitir que aqueles dois corações — um pulsante de vida biológica, o outro sustentado pela bioressonância da memória — encontrassem um porto seguro no meio da tempestade do apocalipse. Clara sentia o toque da mão pálida de Gabriel transmitir uma paz inacreditável. A frieza da pele dele, que nos primeiros dias de jornada despertava um pavor instintivo contra o contágio, agora agia como um bálsamo para o calor febril da sua exaustão. Ela abriu os olhos devagar, permitindo que a luz avelã do olhar do garoto zumbi preenchesse toda a sua visão. Ali não havia vestígio algum da agressividade insana que dominava os infectados selvagens das metrópoles; havia apenas a essência intacta de um jovem que aprendera a amar através das notas de um piano. — O mundo lá fora perdeu o rumo, Gabriel... — murmurou Clara, a voz rouca caindo como um sopro leve na imensidão do abrigo de madeira. — Eles construíram armas, muralhas e laboratórios, mas esqueceram o que nos tornava humanos. Você... mesmo carregando essa marca no sangue, nunca se esqueceu. Gabriel inclinou a cabeça levemente para o lado, ouvindo com extrema atenção o som da voz dela. Suas pupilas dilatavam-se suavemente a cada inflexão do tom de Clara, assimilando a frequência de suas palavras como uma melodia complementar. Ele não precisava falar; a inclinação do seu rosto, o piscar sereno das pálpebras e a forma como seus dedos compridos afagavam o contorno da bochecha da garota eram a resposta mais sincera e articulada que o destino poderia esculpir. Abaixo da jaqueta jeans, o peito de Clara aquecia-se com a sensação inebriante daquela trégua. Ela levou a mão esquerda à cintura, sentindo a textura áspera e fria do cano de ferro galvanizado preso à calça camuflada. Aquele pedaço de metal, adaptado como arma improvisada para esmagar crânios de infectados e repelir saqueadores desesperados, parecia deslocado naquele templo de arte e acústica. Com um gesto calmo e consciente, Clara desencaixou a peça da cintura e a colocou de lado no chão, ao lado das botas de couro marrom. Ela renunciava, por aquelas poucas horas de descanso, à armadura do medo. Gabriel olhou para o objeto metálico caindo no assoalho e depois voltou o olhar para Clara. Um traço sutil de um sorriso pleno curvou os cantos de seus lábios pálidos. Ele estendeu a outra mão e ajustou o capuz do moletom verde-oliva, cobrindo levemente a nuca enquanto mantinha o peito largo voltado para a garota. A gola da camisa xadrez em azul e vermelho deixou visível o pequeno bóton metálico de disco de vinil. A peça brilhava com um tom prateado sob o luar, refletindo a iluminação da vitrine como se guardasse no seu circuito miniaturizado a nota fundamental de toda a criação. Lá fora, um uivo distante cortou o ar da madrugada. Não era o urro monstruoso dos contagiados pela mutação Alfa, mas apenas o vento da serra canalizando-se através das frestas do antigo viaduto de pedra. O som distante ressoou pelas ruas desertas da cidade colonial, agitando as copas dos pinheiros e fazendo as trepadeiras secas baterem contra as janelas de madeira do andar superior. Gabriel nem sequer piscou. Sua audição aguçada processou o som instantaneamente, classificando-o como inofensivo antes que qualquer alerta bioquímico pudesse alterar a sua calma. As veias arroxeadas na lateral de seu pescoço acinzentado mantinham-se apagadas, desbotadas sob a luz da lua, prova inequívoca de que o surto do vírus Alfa fora totalmente contido pela simbiose da música e da bioressonância acústica. Clara deslizou um pouco mais pelo banco do piano, acomodando as costas contra o ombro largo de Gabriel. O tecido áspero do moletom verde servia de travesseiro improvisado, mas a estrutura firme do corpo dele oferecia uma sensação de proteção imutável. Ela puxou as abas da jaqueta jeans para cobrir o peito, sentindo o ar gelado da luthieria circular suavemente pelas tábuas do chão. — Amanhã nos preocuparemos com o resto da estrada — sussurrou ela, os olhos castanhos voltando a pesar sob o efeito do cansaço acumulado de dias de marcha. — Com a torre de pesquisa, com as patrulhas militares... com tudo o que sobrou da ruína. Mas esta noite é nossa, Gabriel. Esta noite é só a nossa música. Gabriel virou o rosto para cima por um segundo, contemplando o teto de vigas de madeira escura onde centenas de instrumentos incompletos pendiam como guardiões silenciosos do passado. Em seguida, baixou o olhar para a garota adormecida em seu ombro. Ele moveu o braço com a máxima cautela, envolvendo as costas dela num abraço protetor e seguro, garantindo que o frio da madrugada não conseguisse alcançar o corpo de Clara. O silêncio do recinto tornou-se a sinfonia mais perfeita do mundo. Não havia pressa, não havia medo, e nem a constante ameaça da morte que rondava o mundo devastado lá fora. Naquela luthieria esquecida pelo tempo, banhada pela luz da lua cheia e protegida pela melodia do piano e da gaitinha de boca, a humana de botas de couro e o garoto zumbi de tênis vermelho repousavam em perfeita sintonia — a prova viva de que a alma, quando alimentada pelo amor e pela música, é a única força capaz de atravessar o apocalipse e alcançar a eternidade.O cheiro de ferrugem, chuva fraca e poeira antiga era o perfume oficial do centro de suprimentos da zona sul.Era um cheiro que grudava na roupa, no cabelo, na alma. Não era um cheiro de um dia. Era o cheiro de seis anos de mundo quebrado. Ferrugem dos portões que nunca mais foram pintados. Chuva fraca que caía sobre telha de amianto quebrada e criava poças pretas de limo. Poeira antiga, de papelão mofado, de remédio vencido, de casas que ninguém mais varria. Esse era o cheiro do mundo agora.Aos dezenove anos, Clara já tinha esquecido o cheiro de um perfume de verdade, de flor de laranjeira ou baunilha, coisas que sua mãe costumava mencionar quando conversavam antes de dormir, naquela casa de dois quartos que tinha cheiro de amaciante. Hoje ela nem lembrava mais direito como era cheiro de amaciante. Só lembrava do cheiro de óleo queimado e de sangue seco.Naquela tarde fria, de céu cinza fechado, suas preocupações eram infinitamente mais práticas: encontrar antibióticos intactos, por
O silêncio que se seguiu à queda da caixinha de música parecia espesso, denso o suficiente para ser cortado com uma faca. Não era um silêncio normal. Era um silêncio que pesava nos ouvidos.PLIM. A caixinha amarela caiu no chão de linóleo quebrado da farmácia e fez um barulho ridículo de brinquedo. E depois... nada. Só o pó descendo.O ar frio do fim da tarde entrava pelas frestas do teto da farmácia, aquele teto de gesso todo rachado com a claraboia trincada, fazendo a barra da jaqueta jeans de Clara balançar suavemente, fazendo o cabelo dela, preso num rabo mal feito, arrepiar na nuca. Ela continuava com o cano de ferro galvanizado erguido à altura do peito, na posição de ataque que o instrutor da colônia ensinou: duas mãos, cotovelos travados, ponta para a garganta do inimigo. Os nós dos dedos dela estavam doloridos, brancos, pela pressão que exercia no metal frio, que já estava suado da mão dela. No entanto, a ponta afiada do cano tremia imperceptivelmente. Tremia muito. Ela estav
O dia seguinte passou arrastado como um pesadelo lento. Um pesadelo acordado, que não acabava nunca.Clara mal conseguiu focar suas tarefas na colônia. Eram tarefas simples, que ela fazia há anos desde que tinha 14: limpar suprimentos que os coletores traziam, separar gaze limpa de gaze suja, contar comprimidos, checar as cercas de arame farpado do setor leste com um pedaço de pau para ver se tinha algum infectado preso, anotar num caderno quantos litros de água da chuva tinham nos barris. Coisas automáticas.Mas naquele dia, nada era automático. A mão dela limpava a gaze, mas os olhos estavam longe. A mente distante, presa, colada, tatuada na imagem dos olhos tom de avelã de Gabriel. Naquele olhar que tinha ficado nela ontem na farmácia. Na mão fria dele que não a atacou. Na caixinha de música.Ela derrubou um pote de álcool. Esqueceu de trancar um portão. Levou bronca do Chefe da enfermaria.— Clara! Tá sonhando com o quê, garota? Quer atrair os corredores com esse portão aberto? Fo
A melodia da caixinha de música finou-se lentamente.Cric... cric... cric... até o último dente da engrenagem amarela rodar em falso e o som morrer no ar. Ficou só o silêncio de volta. E no meio desse silêncio, apenas o som da respiração desajeitada de Gabriel no ar. Uma respiração que ele não precisava ter, mas que insistia em fazer. Como um hábito de quando era vivo. Puxava o ar pelo nariz, soltava pela boca, num ritmo quebrado, com um chiado leve no fundo do peito.Clara guardou o brinquedo no bolso da jaqueta jeans com cuidado, como se fosse de vidro. Tirou da mochila, daquela mochila camuflada toda rasgada que era a casa dela, um pequeno caderno de capas gastas, pretas, com as bordas comidas por ratos, e um pedaço de grafite curto, quase um toco, que ela guardava enrolado em esparadrapo.Ela se ajoelhou de novo na frente dele e abriu o caderno no chão sujo, entre os dois.Ela desenhou. A mão tremia, mas desenhou a figura de um violão. Simples, torto, mas era um violão. Mostrou a
O toque das mãos se desfez num sobressalto violento.Estava quente. Estava bom. A mão quente de Clara na mão fria de Gabriel. Uma conexão impossível. E então... CREC.Um estalo seco ecoou no beco dos fundos. Não foi vidro. Foi metal. Foi a grade do beco sendo chutada. Ou uma lata sendo amassada por uma bota. Seco. Alto. Perto demais.O ar congelou na farmácia. De verdade. A poeira que flutuava parou de flutuar.Gabriel ergueu a cabeça rapidamente, num movimento que nenhum humano faz, rápido demais, antinatural, o moletom verde-oliva farfalhando, roçando no pescoço, enquanto suas narinas dilatavam, farejando o ar como um lobo, captando um cheiro que não era o da poeira, não era o de mofo, não era o de Clara. Era cheiro de óleo de arma. De suor de homem vivo. De gente da colônia.A aura avelã dos seus olhos, aquele brilho quente que tinha voltado com a caixinha de música, deu lugar em um piscar de olhos a uma palidez turva e ameaçadora; o branco leitoso tomando conta de tudo, a pupila d
A respiração de Clara estava presa na garganta.Literalmente presa. Como uma bolha de ar que não conseguia sair nem entrar. Sufocada pela mão fria e rígida de Gabriel sobre sua boca. Uma mão que não era mais mão de gente. Era fria como a porta de um necrotério, rígida como pedra, com a palma áspera e os dedos compridos tampando o nariz e a boca dela ao mesmo tempo. Ela não conseguia respirar. E não podia fazer barulho.O tecido áspero do moletom verde-oliva dele, molhado, cheirando a chuva e a ferro, pressionava o ombro dela com força contra a madeira mofada do armário tombado onde eles se esconderam. O armário que eles derrubaram para fazer uma barricada. A madeira estava podre, cheia de cupim, e espetava as costas dela mesmo através da jaqueta jeans.A centímetros do seu rosto, tão perto que ela podia contar os cílios dele, os olhos dele alternavam. Era a coisa mais aterrorizante que ela já viu na vida. Alternavam entre o tom avelã consciente, quente, humano, o Gabriel que ela conhe







