Share

Capítulo 2

Auteur: Mia
Luísa explicou ao meu lado:

— Este é do Sr. Henrique, do departamento de vendas. Ele até imprimiu em cores, que atencioso.

Não respondi e continuei olhando o próximo.

A página inteira estava coberta de códigos QR, com uma frase escrita ao lado:

[A equipe financeira que escaneie os códigos e emita as notas.]

Baixei a pilha de pedidos de reembolso e olhei para Luísa.

Engoli a verdade que estava na ponta da minha língua: "Somos uma empresa séria em processo de abertura de capital, isso não pode ser reembolsado".

Eu sorri.

— Estou com uma dor de cabeça terrível, preciso tomar um remédio. Já que você tem tanta consideração pelos colegas, pode aprovar tudo.

Apesar dos protestos de Luísa, virei-me e saí.

Já estava quase na hora do almoço e, em vez de ficar para fazer hora extra como de costume, saí direto da empresa.

Eu não esperava que, antes mesmo do fim do intervalo, eu recebesse uma série de ligações da minha chefe.

No grupo de trabalho, a diretora do departamento, Mariana, me convocou diretamente.

[Fernanda, venha para a minha sala imediatamente!]

Não me apressei e voltei para o escritório no último minuto antes do fim do intervalo.

Além de Mariana, havia diretores de vários outros departamentos, parecendo um tribunal montado para um julgamento público.

Vendo meu rosto calmo, Mariana bateu na mesa com força.

— Fernanda, hoje recebi várias queixas sobre você. O que tem a dizer?

Sem pressa, encontrei uma cadeira e me sentei.

Antes que eu pudesse falar, Luísa, ao lado, jogou mais lenha na fogueira.

— Sra. Mariana, olhe essa atitude indiferente dela. Ela simplesmente não a leva a sério!

Mariana ficou ainda mais furiosa:

— Fernanda, mostre um pouco de respeito! Não venha com essa arrogância de veterana na empresa!

Eu sorri com indiferença.

Quando a empresa tinha apenas uma dúzia de funcionários, eu era a gerente financeira.

Agora, com milhares de funcionários, eu ainda era apenas a gerente financeira.

Assumindo riscos semelhantes aos do proprietário, mas recebendo um salário comparável ao da equipe de limpeza.

Eu pensei que, com o crescimento gradual da empresa, eu também seria promovida e receberia um aumento.

Mas o que veio foi uma diretora financeira contratada de fora, Mariana.

Mariana era a esposa do chefe, então eu só pude aguentar.

No entanto, no seu primeiro dia, ela veio me pedir o reembolso de uma bolsa da Louis Vuitton.

Ela não via nada de errado naquilo:

— Que olhar é esse? A empresa é toda do meu marido. Ele me deixou no comando do dinheiro, então é a coisa mais natural do mundo eu usar o dinheiro da família para comprar uma bolsa.

Eu tive que forçar um sorriso:

— Para um valor tão alto, é necessária uma nota fiscal.

Ela, concentrada em passar batom no espelho, me perguntou com um olhar vago:

— O que é uma nota fiscal? Você não consegue resolver isso sozinha?

Ela disse com impaciência:

— E ainda dizem que você é profissional. Me incomodando com uma coisinha dessas, para mim você não passa de uma incompetente!

Diante de uma superior como essa, era impossível fingir respeito.

A investida de Mariana recebeu o apoio dos outros diretores.

O Sr. Henrique, do departamento de vendas, disse seriamente:

— Fernanda, há muito tempo que eu queria te dizer isso. Os tempos mudaram, e você ainda se apega a essas regras antiquadas, sempre criando problemas para o nosso departamento comercial. Lembre-se, somos nós que trazemos dinheiro para a empresa.

Eu olhei para ele com frieza.

— Criando problemas?

— O senhor está se referindo à vez em que seu departamento fechou um contrato de 1 milhão, mas gastou 400 mil entretendo o cliente e 600 mil em presentes para a diretoria dele, e no final solicitou um bônus de 200 mil para o departamento, que eu rejeitei?

— Ou daquela vez em que você me pediu para ajudar um cliente a emitir uma nota fiscal fraudulenta de 2 milhões, e eu recusei?

— Você... — O Henrique apontou para mim, o rosto vermelho de raiva.

Ele parecia furioso e envergonhado:

— O departamento financeiro vive às custas das nossas vendas! Eu sou o campeão de vendas! Fernanda, você está aqui para me servir, não cabe a você dar palpite nos negócios!
Continuez à lire ce livre gratuitement
Scanner le code pour télécharger l'application

Latest chapter

  • Manual de Sobrevivência da Contadora 'Robô'   Capítulo 10

    — Hoje, quero falar sobre como se demitir de uma empresa tóxica de forma elegante, no modo robô.Sem acusações, sem me fazer de vítima.Em dez minutos, analisei todo o caso de forma clara e organizada.Como identificar os sinais de alerta de que uma empresa está prestes a ruir, como um profissional de finanças pode se proteger e como fazer uma transição de cargo adequada ao se demitir.No final do vídeo, acrescentei com calma:— Meu ex-chefe disse que eu não encontraria mais emprego. Eu decidi tentar provar o contrário.— Não quero mais trabalhar para chefe nenhum. Decidi ser minha própria chefe.— A partir de hoje, vou postar regularmente vídeos com dicas de finanças. Espero que curtam e me sigam.Assim que foi publicado, o vídeo viralizou.A seção de comentários se tornou um grande desabafo de outros contadores.[Achei que isso só acontecia na minha empresa!][Fernanda, por favor, dê um curso! Meu chefe quer que eu faça contabilidade dupla, como posso me proteger?][Ex-colega passand

  • Manual de Sobrevivência da Contadora 'Robô'   Capítulo 9

    Uma semana depois, uma ex-colega me mandou uma mensagem secretamente, dizendo que a empresa estava sob investigação formal.Os pedidos de reembolso absurdos que Luísa aprovou foram apenas o estopim.Parece que, além de aprovar despesas irregulares, a investigação descobriu que ela usou o acesso temporário para aprovar secretamente alguns bônus para si mesma.O valor não era grande, mas a natureza do ato era diferente.A Receita Federal e a polícia seguiram as pistas e descobriram mais problemas.O departamento de vendas, liderado por Sr. Henrique, usava notas fiscais fraudulentas há anos para desviar fundos e criar seu próprio 'caixa dois'.A soma total já configurava um grave caso de apropriação indébita.Mariana, por sua vez, tratava a conta da empresa como seu caixa eletrônico pessoal, comprando bolsas, joias e até pagando as despesas de condomínio de sua casa com dinheiro da empresa.Como diretora financeira, ela era completamente ignorante em finanças, mas abusava de seu poder, e

  • Manual de Sobrevivência da Contadora 'Robô'   Capítulo 8

    — Srta. Fernanda, fomos contratados para auditar as finanças recentes da empresa.— De acordo com nossa verificação preliminar, antes e depois da sua saída, a conta da empresa registrou múltiplas despesas anormais de grande valor, envolvendo emissão de notas fiscais fraudulentas, apropriação indébita de fundos e outros problemas graves, totalizando uma quantia enorme.Como eu não contestei, ele continuou.— Como responsável financeira na época, você precisa dar uma explicação.Dei uma olhada rápida nos documentos.Como esperado, eram todos os pedidos aprovados por Luísa, um mais chocante que o outro.— Após eu ter apresentado formalmente meu pedido de demissão e concluído a transferência de minhas funções, eu já não era mais a responsável financeira.Meu tom de voz era firme.— Todo o processo de transição foi registrado por e-mail, onde está claramente especificado que o trabalho subsequente e a responsabilidade seriam inteiramente da estagiária Luísa.— Mariana, como diretora finance

  • Manual de Sobrevivência da Contadora 'Robô'   Capítulo 7

    No meu primeiro dia de férias, silenciei todas as notificações de grupos de trabalho e coloquei o celular no modo silencioso.O mundo ficou tão quieto que parecia irreal.Não precisava mais explicar repetidamente por que as notas fiscais precisavam ser verificadas, nem ensinar de novo e de novo como anexá-las corretamente.Não precisava mais conferir contas até tarde da noite por causa de uma diferença de um centavo, e muito menos servir àquela chefe, esposa do dono, que nada entendia de finanças, mas era cheia de ordens arrogantes.Será que meus ex-colegas, ao reclamarem que eu parecia um robô, já pararam para pensar que, se não fossem eles a cometer os mesmos erros repetidamente, por que eu precisaria corrigi-los de novo e de novo?Livre do peso do trabalho, tive minha primeira noite de sono em muito tempo em que acordei naturalmente.Ao acordar, fui à feira, comprei ingredientes frescos e preparei um café da manhã caprichado para mim.No meio tempo, a tela do meu celular acendeu alg

  • Manual de Sobrevivência da Contadora 'Robô'   Capítulo 6

    Ao passar por Luísa, parei.Inclinei-me até seu ouvido e baixei a voz.— Luísa, lembra daquele um real que você cobriu? Um desequilíbrio entre débitos e créditos é um problema menor, mas se você se atreve a simplesmente 'tapar o buraco' para fechar as contas de um real, as outras contas aguentam uma auditoria?O corpo de Luísa enrijeceu.Na tela do computador à sua frente, havia uma nota fiscal fraudulenta emitida para um terceiro.O valor era superior a um milhão de reais.Um funcionário da Receita se aproximou, pedindo para ver o computador.Luísa, em pânico, tentou impedi-lo:— Espere! Este é o meu computador. Vocês não podem simplesmente olhar o computador dos outros sem permissão!— Que nota fiscal está errada? Eu te aviso, não me acuse falsamente!— O que você tem a ver com quantas notas eu emito? Sou a gerente financeira da empresa, emito quantas eu quiser!Mas, não importava como ela tentasse impedir ou se defender, os funcionários da Receita não pararam, iniciando a auditoria

  • Manual de Sobrevivência da Contadora 'Robô'   Capítulo 5

    Eu curvei os lábios num sorriso, com um tom de voz leve.— Chefe, vou tirar minhas férias.— E quando as férias terminarem, será o 30º dia desde que apresentei meu pedido de demissão.— De acordo com a lei, nesse momento, quer você concorde ou não, eu posso sair.— O que acontecer com a empresa, a partir de agora, não me diz mais respeito.Com um movimento do dedo, desliguei o telefone sem hesitar.Do outro lado da linha, os gritos do chefe cessaram abruptamente.No escritório, Mariana, que até um momento atrás estava com um ar arrogante,Ficou paralisada ao ver os funcionários da Receita Federal.Antes que ela pudesse reagir, o telefone do chefe tocou sem parar.Ela atendeu e, com uma voz afetada, disse "Querido".Foi imediatamente interrompida pelos gritos dele:— Que despesas aquela Luísa aprovou? Onde está o dinheiro da conta?!— Me reporte imediatamente! Com despesas tão altas, a empresa vai conseguir se manter?!— Por que despesas tão altas não me foram comunicadas com antecedênc

Plus de chapitres
Découvrez et lisez de bons romans gratuitement
Accédez gratuitement à un grand nombre de bons romans sur GoodNovel. Téléchargez les livres que vous aimez et lisez où et quand vous voulez.
Lisez des livres gratuitement sur l'APP
Scanner le code pour lire sur l'application
DMCA.com Protection Status